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Como alcançar seu público nas redes sociais?

Os profissionais de marketing devem moldar suas estratégias sociais com base na geração que estão tentando alcançar.

Os profissionais de marketing sabem que a mídia social é uma ferramenta importante para envolver o público, desenvolver comunidades e impulsionar as compras, mas você sabe como as diferentes gerações estão usando as plataformas sociais e quais são suas expectativas em relação às marcas? Essas respostas são as chaves para o marketing social.

Se liga – Marketing Digital

“As redes sociais continuam sendo a escolha dos consumidores, e as empresas que terão sucesso serão aquelas que seguirem o exemplo de seus clientes e adotarem as redes sociais.

Quais plataformas sociais cada geração prefere?

A Geração X pode ser encontrada no Facebook, enquanto o TikTok e o Instagram são favorecidos pela Geração Z. O YouTube e o Twitter têm engajamento semelhante em todas as faixas etárias. 

Todas as faixas etárias preferem se comunicar com as marcas pelas mídias sociais em vez de qualquer outro canal. 

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Como os consumidores estão usando as redes sociais durante a jornada de compra?

Mais de 40% dos Brasileiros já usam as mídias sociais para interagir com as marcas durante o processo de compra e 68% usam ou gostariam de usar as mídias sociais para fazer perguntas antes de comprar um produto. 

Cerca de 64% usam as mídias sociais ou gostariam de usá-las para fazer compras e 59% dizem o mesmo sobre as comunicações pós-compra. 

O Facebook é a principal plataforma para fornecer inspiração de compra para a geração X e millennials, mas o YouTube é o melhor para a geração Z, embora também tenha uma classificação alta em outras faixas etárias. O TikTok também é um driver de compra significativo para a Geração Z. 

O que os consumidores esperam das marcas nas redes sociais? Marketing Digital

Sessenta e dois por cento dos consumidores não acham que recebem uma excelente experiência do cliente ao fazer compras nas mídias sociais, chegando a 70% entre a Geração Z. 

E 52% esperam que as marcas respondam suas perguntas em uma hora, enquanto 32% esperam uma resposta em 30 minutos. 

A pesquisa expõe uma lacuna entre as expectativas do cliente e a realidade, pois 39% normalmente acabam esperando pelo menos duas horas por uma resposta, enquanto 20% ficam esperando por 24 horas. 

O que isso significa para os profissionais de marketing

O relatório mostra que os consumidores já estão usando as redes sociais para orientar as decisões de compra e oferece insights para ajudar os profissionais de marketing a segmentar os clientes nas plataformas sociais certas. 

Talvez a descoberta mais significativa seja que todos os entrevistados, mas principalmente a Geração Z, desejam melhores experiências dos clientes das marcas nas mídias sociais, especialmente quando se trata de tempos de resposta. 

“As marcas precisam adotar uma abordagem ‘sempre ativa’ quando se trata de interações de mídia social”, aconselha o relatório. 

Já sabemos que os consumidores da Geração Z têm uma grande expectativa das marcas em termos de personalização e que querem ver conteúdo inclusivo de marcas que envolvam comunidades e criadores. 

Os profissionais de marketing que combinam essas estratégias com tempos de resposta social rápidos podem ajudar sua marca a se tornar a favorita entre a geração mais jovem. 

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