fbpx

Como ganhar dinheiro como freelancer?

Freelancer

Como ganhar dinheiro como freelancer? Guia para iniciantes

Como ganhar dinheiro como freelancer? Freelancer é a nova palavra da moda no mercado de trabalho. É a alternativa de trabalho que oferece todos os benefícios de um emprego em tempo

integral e empreendedorismo combinados sem o incômodo de ter que se deslocar ou trabalhar em horários fixos. Mas, por melhor que pareça ser freelancer, pode ser difícil saber por onde começar e como ganhar dinheiro como freelancer.

Embora existam muitas maneiras de ganhar dinheiro como freelancer, desde se tornar um assistente virtual até oferecer seus serviços, alguns métodos funcionam melhor que outros.

Mas antes de discutirmos qualquer método, vamos primeiro entender como os freelancers trabalham e como eles se comprometem com isso em tempo integral.

Como funcionam os freelancers? Como ganhar dinheiro como freelancer?

Como funcionam os freelancers?
Como funcionam os freelancers?

Os freelancers são proprietários individuais com um conjunto de habilidades distinto que oferecem aos clientes em troca de compensação monetária. Ao contrário de um trabalho tradicional das 9h às 17h, os freelancers não são empregados por uma única empresa.

Eles são empreendedores autônomos que trabalham com vários clientes em vários projetos em uma base contratual. O tipo de trabalho pode variar de redação de conteúdo e web design a marketing e consultoria de mídia social.

A grande vantagem do freelancer é que a maioria desses trabalhos pode ser feita inteiramente online. Isso dá aos freelancers a liberdade de trabalhar em qualquer lugar do mundo, desde que tenham um computador e uma conexão com a internet.

Os freelancers normalmente usam mercados como Upwork, Fiverr e Freelancer.com para encontrar trabalho. Eles também podem procurar anúncios de emprego em plataformas de mídia social como Facebook e LinkedIn.

Alguns freelancers também trabalham diretamente com empresas sem passar por um marketplace. Então, se você é alguém pensando em escolher o freelancer como sua carreira, você pode ter algumas perguntas –

Você pode ganhar um bom dinheiro sendo um freelancer? 

Obviamente, seus ganhos dependerão de seu conjunto de habilidades, experiência e tipo de trabalho que você está fazendo.

Mas vale a pena notar que mesmo freelancers iniciantes podem ter uma boa renda se jogarem suas cartas corretamente.

Qual é o trabalho freelance mais lucrativo? 

Qual é o trabalho freelance mais lucrativo?
Qual é o trabalho freelance mais lucrativo?

O trabalho freelance mais lucrativo é o trabalho em que você é habilidoso e gosta de fazer.

Mas se tivéssemos que escolher um, o trabalho freelancer mais lucrativo seria programação e desenvolvimento de software.
Outros trabalhos freelance bem remunerados incluem gráficos em movimento, design gráfico, especialista em mídia social e redação.

Qual habilidade é melhor para freelancer?

Qualquer habilidade que complemente o nicho em que você deseja trabalhar como freelancer é uma ótima habilidade. Por exemplo, se você for um escritor freelance, algumas habilidades que complementariam sua escrita e o ajudariam a ter sucesso como freelancer são conhecimento de SEO, redação e marketing de mídia social.

Como um iniciante pode começar a trabalhar como freelancer?

Existem muitas maneiras de começar a trabalhar como freelancer, mas a maneira mais comum é começar encontrando trabalho em um mercado como Upwork, Fiverr ou Freelancer.com.
Outra ótima maneira de começar é entrar em contato diretamente com as empresas e apresentar seus serviços.

Como começar a ganhar dinheiro com freelancer?

Freelancer é como administrar qualquer outro negócio. A única diferença é que ao invés de vender produtos, você vende serviços.

A arte de ganhar dinheiro como freelancer está em encontrar a combinação certa de clientes, serviços e preços.

Aqui está o roteiro que você pode usar para ganhar dinheiro como freelancer:

Escolha seu nicho

Escolha seu nicho
Escolha seu nicho

Embora a ideia de ser freelancer possa fazer você pensar que pode fazer qualquer trabalho pago em mercados freelancers como o Upwork, esse não é necessariamente o caso.

Você não pode ser apenas um pau para toda obra e esperar ganhar um bom dinheiro como freelancer. Você precisa identificar seu nicho e se concentrar em se tornar um especialista nessa área.

Selecione um nicho pelo qual você seja apaixonado e tenha alguma experiência. Pode ser qualquer coisa, desde marketing de mídia social até redação e desenvolvimento web.

A chave é identificar um nicho que tenha um bom potencial de crescimento e onde você possa agregar valor com seu conjunto de habilidades específicas.

Por exemplo, se você é um desenvolvedor web, pode se concentrar em se tornar um especialista em WordPress ou se especializar em desenvolvimento de comércio eletrônico.

Ou, se você é um designer gráfico, pode se concentrar na criação de logotipos ou no desenvolvimento de kits de identidade de marca.

O ponto é escolher um nicho com o qual você possa se comprometer de forma realista e construir uma forte reputação.

Concentre-se nos serviços que você oferecerá

O próximo passo é se concentrar nos serviços que você oferecerá. Você pode começar fazendo uma lista de todos os serviços que você se sente confortável em oferecer.

Depois de ter uma lista, você precisa avaliar quais desses serviços estão em alta demanda e onde você pode agregar mais valor.

Por exemplo, se você é um desenvolvedor web, pode oferecer serviços como desenvolvimento de sites, desenvolvimento de WordPress, desenvolvimento de comércio eletrônico, etc.

Mas nem todos esses serviços são criados iguais. Alguns estão em maior demanda do que outros e vão buscar uma taxa mais alta.

Para descobrir quais serviços estão em alta demanda, você pode usar sites de empregos como Upwork e Freelancer.com.

Confira as vagas de emprego e veja quais serviços estão sendo mais solicitados pelos clientes. Você também pode perguntar em grupos relevantes do Facebook e grupos do LinkedIn para ter uma ideia de quais serviços estão em demanda atualmente.

Depois de ter uma boa ideia dos serviços em alta demanda, você precisa avaliar seu conjunto de habilidades e ver em quais desses serviços você é realmente bom.

Não adianta oferecer um serviço que você não tem certeza de que pode entregar.

Desenvolva sua persona de cliente ideal

Desenvolva sua persona de cliente ideal
Desenvolva sua persona de cliente ideal

Antes de começar a apresentar seus serviços aos clientes, você precisa desenvolver sua persona de cliente ideal .

A persona do cliente é basicamente uma representação fictícia do seu cliente-alvo. Inclui detalhes como idade, sexo, localização, profissão, interesses, etc., de quem será seu cliente ideal.

Criar uma persona de cliente ajudará você a se concentrar nos tipos de clientes com os quais deseja trabalhar. Depois de conhecer seu cliente-alvo , fica muito mais fácil encontrá-lo e lançá-lo.

Para desenvolver sua persona de cliente, comece fazendo uma lista das características do seu cliente ideal. Isso pode incluir coisas como idade, sexo, localização, interesses etc.

Depois de ter uma lista de todas as características, você precisa criar uma representação fictícia dessa pessoa.

Por exemplo, seu cliente ideal pode ser uma jovem (25-30 anos) dona de uma pequena empresa nos Estados Unidos que é apaixonada por tecnologia, mas tem um orçamento limitado.

Depois de definir sua persona de cliente ideal, torna-se muito fácil e eficiente segmentar clientes que se encaixam nessa persona.

Desenvolva seu portfólio

portfólio
portfólio

Seu portfólio é uma das coisas mais importantes que você precisa ter antes de começar a trabalhar como freelancer.

É basicamente uma coleção de seu trabalho anterior que você pode mostrar a clientes em potencial. É uma ótima maneira de mostrar suas habilidades e dar aos clientes uma ideia do que você é capaz.

Se você não tiver um portfólio, será muito difícil fazer com que os clientes o levem a sério.

A boa notícia é que desenvolver um portfólio não é tão difícil quanto parece. Se você não tiver nenhum trabalho anterior para mostrar, sempre poderá criar alguns projetos de amostra.

A melhor parte?

Você já tem uma persona de cliente. Assim, você pode criar projetos de amostra que estejam alinhados com o tipo de trabalho em que seu cliente ideal estaria interessado.

Por exemplo, se o seu cliente ideal for um pequeno empresário, você pode criar um exemplo de site ou logotipo para uma pequena empresa, dependendo dos serviços que planeja oferecer.

Atualmente, novos freelancers constroem seu portfólio fornecendo shows gratuitos ou altamente subsidiados e comercializando o mesmo em plataformas comunitárias como Reddit e Facebook.

Essa é uma ótima maneira de obter seus primeiros clientes (você sempre pode fazer upsell ou cross-sell de seus serviços) e construir um portfólio forte ao mesmo tempo.

Desenvolva suas ofertas

ofertas
ofertas

Desenvolver suas ofertas não é escolher aleatoriamente um monte de serviços e juntá-los.

Você precisa ser estratégico sobre isso.

Planeje quanto você deve cobrar por cada serviço, que tipo de serviços você vai oferecer e como você vai empacotá-los.

Para isso, faça uma pesquisa de mercado.

Confira o que outros freelancers em seu espaço estão cobrando por serviços semelhantes. Se você achar que é significativamente mais barato ou mais caro do que a concorrência, ajuste seus preços ou ofertas de acordo.

Você também pode ver quais tipos de serviços estão em demanda e ver se há uma maneira de empacotá-los para criar uma oferta exclusiva.

Uma vez feito, você está pronto para lançar para seus clientes em potencial.

Está gostando conteúdo?

Assista ao nosso vídeo no Youtube. Basta clicar aqui

Freelancer
Freelancer

Sua apresentação

Esteja você encontrando clientes em sites de terceirização como o Fiverr ou plataformas de mídia social como o Linkedin, você precisa ter um ótimo pitch se quiser se destacar da multidão e conseguir o show.

Seu tom deve ser curto, doce e direto ao ponto. Deve dar aos clientes uma boa ideia do seu conjunto de habilidades e o que você pode fazer por eles.

Mas o mais importante, deve ser adaptado ao cliente específico que você está lançando.

  1. Comece encontrando clientes em potencial que correspondam à sua persona de cliente ideal. Para isso, você pode:
  2. Navegue pelos shows postados no Fiverr, Freelancer.com, Outsourcely, etc.
  3. Conecte-se com pessoas no Linkedin que correspondem à sua persona de cliente ideal. Você pode usar o Sales Navigator para encontrar essas pessoas.
  4. Raspe grupos do Twitter/Facebook e sites relacionados à comunidade/nicho e obtenha seus detalhes de contato usando serviços como o Hunter.io.
  5. Depois de ter uma lista de clientes em potencial, é hora de começar a lançá-los.

Ao elaborar seu pitch, certifique-se de:

  • Seja um pouco pessoal: faça sua pesquisa e encontre algo que você tenha em comum com o cliente. Pode ser um interesse compartilhado, alma mater ou qualquer outra coisa. Isso ajudará você a se conectar com o cliente em um nível pessoal e tornará seu discurso mais eficaz. Você pode até falar sobre seu empreendimento e como você gosta do que eles fazem. Mas observe que mesmo a personalização pode parecer robótica se repetida por todas as outras pessoas que lançam. Portanto, tente não usar um modelo para um pitch.
  • Mantenha-o curto e doce: ninguém gosta de ler um e-mail prolixo. Portanto, mantenha seu tom curto e direto ao ponto. O cliente deve ser capaz de entender o que você faz e como você pode ajudá-lo em apenas alguns segundos.
  • Concentre-se no cliente: é importante fazer o cliente sentir que seu discurso é sobre ele. Portanto, concentre-se em suas necessidades e exigências. Fale sobre como você pode ajudá-los a alcançar seus objetivos.
  • Mostre sua pesquisa: O cliente deve poder ver que você fez sua pesquisa. Mencione os pontos problemáticos de seu empreendimento e como você pode ajudar a resolvê-los.
  • Forneça sugestões e dicas gratuitas: Você pode conquistar o cliente oferecendo sugestões e dicas gratuitas. Isso mostrará que você é um especialista em seu campo e que está genuinamente interessado em ajudar o cliente.
  • Use um CTA: Sempre encerre seu pitch com um CTA (call to action). Isso pode ser pedir ao cliente para agendar uma ligação com você ou enviar uma proposta. Apenas saiba que o objetivo do seu pitch não é levar a vendas instantaneamente, mas fazê-los iniciar uma conversa com você.

Estratégias para ganhar dinheiro para freelancers

Estratégias para ganhar dinheiro para freelancers
Estratégias para ganhar dinheiro para freelancers

Não existe um tamanho único quando se discute o modelo de negócios freelancer. Alguns freelancers ganham dinheiro oferecendo serviços recorrentes, alguns ganham dinheiro com shows e alguns ganham dinheiro com serviços de entrega.

Vamos dar uma olhada em algumas das estratégias mais populares para ganhar dinheiro para freelancers:

Modelo de retenção

Um retentor é uma taxa recorrente que um cliente paga por seus serviços. Este é um dos modelos de negócios mais populares para freelancers, pois fornece uma renda estável.

É diferente do trabalho baseado em projetos, pois você não é pago pelo número de horas que trabalha, mas pelos resultados que entrega.

A melhor parte?

A maioria dos retentores são recorrentes. Então, uma vez que você ganha um cliente, você pode esperar receber pagamentos regulares dele.

No entanto, encontrar esses clientes exige credibilidade e um portfólio forte. Mas depois de ter alguns bons clientes, você pode facilmente escalar seu negócio de freelancer.

Projetos pequenos

Projetos pequenos
Projetos pequenos

São projetos únicos que você conclui para um cliente. Geralmente, são pequenas tarefas que podem ser concluídas em um curto período de tempo.

São ótimos para novos freelancers, pois oferecem a oportunidade de construir um portfólio forte. Depois de concluir alguns shows com sucesso, você pode começar a cobrar mais por seus serviços.

Repasse

O serviço de entrega é um modelo de negócios no qual você terceiriza o trabalho para outra pessoa e cobra uma taxa de marcação.

Por exemplo, digamos que você seja um web designer. Um cliente se aproxima de você e pede que você crie um site para ele.

Agora, em vez de projetar o site você mesmo, você pode terceirizá-lo para outra pessoa a uma taxa mais baixa. Quando o trabalho estiver concluído, você o entrega ao cliente em seu próprio nome e cobra sua própria taxa.

Este modelo de negócios é ótimo para novos freelancers, pois não requer nenhuma habilidade ou experiência. Tudo que você precisa é uma lista de provedores de serviços e a capacidade de encontrar clientes.

Marketing afiliado

Marketing afiliado
Marketing afiliado

O marketing de afiliados é um modelo de marketing baseado em desempenho no qual você promove o produto ou serviço de outra pessoa e ganha uma comissão por cada venda que fizer.

Como freelancer, o marketing de afiliados pode ser uma ótima oportunidade para obter uma renda extra.

Por exemplo, digamos que você seja um web designer e encontre uma empresa de hospedagem que você acha que seria uma ótima opção para seus clientes.

Você pode então se inscrever no programa de afiliados e começar a promover seus serviços. Toda vez que um cliente compra hospedagem através do seu link de afiliado, você ganha uma comissão.

Esta é uma ótima maneira de ganhar dinheiro sem ter que se esforçar muito. Tudo que você precisa é uma forte rede de clientes e a capacidade de promover produtos ou serviços de forma eficaz.

Para finalizar

Ganhar dinheiro como freelancer não é tão difícil quanto parece. Existem várias maneiras de fazer isso, dependendo de suas habilidades e experiência.

Mas certifique-se de sempre entregar um trabalho de qualidade aos seus clientes, independentemente do modelo de negócios que você escolher. Porque no final das contas, é a qualidade do seu trabalho que determinará se você terá sucesso como freelancer ou não.

Quer mais conteúdo como esse?

Freelancer
Freelancer

Visite o nosso blog clilcando aqui

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Está gostando? Compartilhe !